terça-feira, 25 de março de 2008

Web 2.0: A nova fase da Internet.


A web 2.0 é uma nova interface que nos permite mudar ou propor mudanças a partir do momento que interagimos e nos articulamos uns com os outros. Dessa forma tornamos as ferramentas da internet mais fáceis e acessíveis para todos os usuários que mergulham nesse universo.
Temos a opção de personalizar a internet de acordo com nossas necessidades diárias. As notícias dos sites que mais visitamos, podem ser enviadas para nós através de links ou por e-mail, onde podemos escolher o que receber, e ainda se queremos a notícia na íntegra ou apenas o título. A idéia é criar um “jornal pessoal”, já que estamos envolvidos em um mundo repleto de informações e dispomos de pouco tempo para absorver tudo.
Essa ferramenta reduz o tempo que gastaríamos na visitação de um site em busca de notícias que nos interessam. Mas precisamos ter cuidado para não nos alienar, pois essa é apenas uma forma de chegar mais rápido nas informações que consideramos mais importantes, o que não quer dizer que devemos nos fechar nessa agência de notícias particular.
Esse mecanismo é novo, e por isso ainda esbarramos em certas dificuldades para lidar com esses programas, mas a web 2.0 permite que seus usuários enviem idéias e sugestões que venham a facilitar sua utilização. Daqui a algum tempo ficará bem mais simples, já que o objetivo é trocar informações e estabelecer redes de interação.

4 comentários:

Fabrícia Vieira disse...

Andrea achei que seu texto teve uma boa abordagem. Você retratou os principais beneficios da Web 2.0 assim como mostrou os perigod que esse novo fenômeno pode trazer, como por exemplo a alienação.
Senti falta apenas de links que levassem a sites que exemplifique tal fenômeno.

Ana Cecília Soares disse...

A imagem que você utilizou para acompanhar seu texto é bem pertinente. Acho até que ela chama mais atenção do que o próprio título.
Embora tenha escrito de forma objetiva, senti que seu texto tem um caráter mais de artigo do que de um texto noticioso.

Íkara Rodrigues disse...

Olá Andréa, gostei muito da sua matéria sobre web 2.0. Porém, gostaria de fazer alguns comentários sobre determinadas afirmações feitas por você. Em relação à web 2.0, você afirma que ela é um instrumento pelo qual nós “tornamos as ferramentas da internet mais fáceis e acessíveis para todos os usuários que mergulham nesse universo”. Na verdade o próprio processo da web é que possibilita estas facilidades, possibilitando aos usuários que sejam ao mesmo tempo produtores e receptores de informação. E em relação aos links tal vez você pudesse especificar melhor o que seria a tecnologia RSS e citar como exemplo de web 2.0 o Wikpedia. Fora isto Andréa esta tudo ok!!! Valeu.

Talita Santos disse...

O texto está bom. Mas acho que faltou uma linguagem mais jornalística. Poderia ter usado os links de maneira mais esclarecedora. As palavras que você destacou para o link também não foram apropriadas.
Porém, a imagem que você utilizou é bastante atrativa.