terça-feira, 11 de março de 2008

Blog: Novo estilo jornalístico.

O número de jornalistas que se utilizam dos blogs como ferramenta de trabalho ou até mesmo como uma forma de fuga da mídia tradicional, é crescente.
A questionada liberdade de expressão junto à linguagem simples e objetiva que esta ferramenta proporciona, traz a idéia de aproximação e intimidade entre locutor e receptor, o que pode ter um efeito muito maior sobre os visitantes que os sites de veículos tradicionais. Isso faz com que as grandes corporações sintam o peso dessa ferramenta e se rendam diante da mesma, levando seus jornalistas para a internet.
Os jornalistas que possuem blogs pessoais expõem idéias e opiniões críticas sobre diversos assuntos, o que a impessoalidade da mídia tradicional não os deixa fazer. É por esse motivo que muitos profissionais da área estão virando “blogueiros”, tornando seus blogs uma extensão do seu trabalho jornalístico, onde podem colocar a notícia sem edições, sob seu olhar crítico, narrando todo o percurso dos fatos.
Até um tempo atrás, os blogs continham muitos textos. Atualmente existem várias ferramentas que podem dar mais interatividade, como os links, figuras, enquetes, atraindo ainda mais a atenção do leitor.
Esse novo estilo jornalístico vem ganhando espaço dentro dos grandes veículos de comunicação, o que nos coloca em questionamento sobre a liberdade que essa ferramentas tem dado aos profissionais de comunicação. Será que essa tão sonhada liberdade será engolida pelas corporações? Ou teremos uma pseudo-liberdade, já que os jornais possuem regras que precisam ser seguidas?

2 comentários:

Talita Santos disse...

Achei o texto bem escrito, o uso dos links para blogs dos jornalistas Noblat e Eliomar foi bem utilizado, situa melhor o leitor sobre o assunto. Os questionamentos feitos sobre a liberade de expressão também foram pertinentes. Mas acho que se você tivesse pego um blog específico como gancho talvez pudesse ter dado mais profundidade ao texto. E há um erro de português na palavra fuga, você escreveu fulga.

Ana Cecília Soares disse...

Assim como a Talita, concordo que você poderia ter pego um blog específico como gancho, pois o assunto ficou muito generalizado.
Além disso, quando você diz: "onde podem colocar a notícia sem edições, sob seu olhar crítico, narrando todo o percurso dos fatos". Acho que não é bem assim, pois um texto sempre terá edições (apesar de serem feitas pela gente). É,portanto, nossa visão de um acontecimento, nosso modo de narrar uma história.